Caravana RioFilme encerra primeira fase com homenagem a Tizuka Yamasaki

A última sessão da ‘Caravana RioFilme – Circuito Encantados’ aconteceu esta semana (quarta-feira) na Escola Municipal Conjunto Praia da Bandeira, na Ilha do Governador, sempre com a exibição do filme ‘Encantados’, de Tizuka Yamazaki. A iniciativa contemplou a exibição do filme em 37 escolas municipais. Esta atividade é patrocinada pela RioFilme e a Secretaria Municipal de Cultura junto à Secretaria Municipal de Educação. Na ocasião, Tizuka recebeu flores e uma linda homenagem dos alunos.

Para Heveny Mattos, gerente de leitura e audiovisual da SME, “foi muito importante a exibição do filme ‘Encantados’ para que os jovens conhecessem um pouco da rica cultura do Pará e suas lendas. A presença da Tizuka, assim como de um técnico, reforçou ainda mais o conhecimento dos alunos no processo de criação de uma obra cinematográfica. Essa prática inspira os jovens a tornarem-se futuros profissionais do cinema”

Após a exibição de quarta-feira Tizuka conversou com a plateia formada pelos estudantes e contou detalhes da filmagem para os alunos. ‘Caravana RioFilme – Circuito Encantados’ dá sequência à sua difusão para além do circuito comercial. No encontro com diferentes plateias em escolas, universidades e cineclubes, a RioFilme e a Secretaria Municipal de Cultura apostam na íntima relação entre educação e cinema que pode, e deve contribuir para a formação cidadã e de novos espectadores, ampliando seus conhecimentos objetivos sobre a realidade.