Funcionários fazem treinamento básico para prevenção de incêndios na RioFilme

A RioFilme ofereceu aos seus funcionários um treinamento básico de brigada de incêndio, com aulas teóricas e práticas, e de primeiros socorros. Esta capacitação teve como objetivo fornecer instruções preventivas e corretivas para uma eventual necessidade, assim como desenvolver habilidades importantes para a segurança, em caso de incêndios e situações similares. Os funcionários aprenderam questões simples e importantes como entender, pela cor da fumaça, que tipo de extintor devemos usar; e que nunca devemos jogar extintor com água em materiais elétricos que tenham provocado o incêndio através de curto circuitos.

Um dos momentos que mais agradou foi na simulação de incêndio, quando os funcionários vestiram uniformes de brigadistas e foram apagar um princípio de incêndio. A técnica consiste em andar em dupla, sendo que enquanto o primeiro mira o extintor para a base do incêndio, o segundo olha ao redor para proteger a dupla de eventuais quedas de material.

Os funcionários também aprenderem noções de primeiros socorros em caso de engasgo o que, segundo os instrutores Miranda e Cunha, são muito comuns de acontecerem. As paradas cardiorrespiratórias também foram alvo dos exercícios. Uma das descobertas dos funcionários da RioFilme é que, em caso de incêndio, o ar mais próximo do piso é o menos carregado de material inflamável e que por isso devemos nos abaixar se estivermos nesta situação.

 

“Nosso objetivo principal é defender a vida. Com uma brigada de incêndio, você consegue de forma eficaz controlar um princípio de incêndio até a chegada do socorro especializado. Ter uma brigada destas na empresa salva vidas!”, explicou o instrutor. “E minimiza os danos em até 70%”.

 

Algumas impressões dos funcionários

Maria Clara Nunes (Rio Film Commission) – Gostei bastante, me senti menos impotente em situações de risco como as que eles apresentaram.

Tânia Pinta (Coordenadora da Rio Film Commission) – Foi ótimo para termos noções de socorros e aplicar o que aprendemos também em nossas casas.

Louise Lyrio (Rio Film Commission) – Muito importante porque devemos ter mais este tipo de informação. Aprendi bastante.

Reinaldo Pinho (Jurídico) – Foi bastante esclarecedor para nós, funcionários.

Daiane Almeida Duarte – Presidência – Foi de grande valia e com certeza vou levar isso para outras pessoas. Muito interessante e gostei muito de ter participado.

Fátima Paes (Diretoria de Investimento) – Importante pelos vários detalhes, como por exemplo o uso do extintor de incêndio.

Illan Moura (Diretoria de Investimento) – A gente aprende a lidar com situações emergenciais do dia a dia. O básico que você aprende já ajuda bastante.

Iris Badaró (Gerente de RH) – Além do conteúdo formal do curso, as pessoas conseguiram compartilhar fatos e experiências do seu dia a dia, atingindo a realidade de todos. Assim o conteúdo foi muito mais apreendido pelos funcionários.

Luciane Lemos (Prestação de Contas) – O treinamento foi muito produtivo para a vida pessoal e profissional, levei muita coisa para casa e vamos ficar muito mais atentos ao nosso dia a dia.

Bruno França (TI) – O que aprendi pode ser expandido para o público externo e para sua casa, você pode disseminar informação e salvar vidas. Aprendi muito, como a questão da reanimação cardiorrespiratória.

Ronaldo de Oliveira (Licitações e Contratos) – O curso foi bem interessante porque eu não tinha a menor noção de diversas coisas abordadas.

Rosana Lima (Coordenadora Administrativo-Financeira) – O que mais me chamou a atenção foram as formas para se prevenir os incêndios.

Jucelma França (Recepcionista) – Amei fazer este curso, foi muito útil porque somos seres humanos e estamos sempre preocupados com os outros. A gente quer ajudar e não sabe como, agora aprendemos. Vamos levar isso para a vida toda!

Ana Paula Ribeiro (Presidência) – O curso foi bastante proveitoso, e assim como eu todos tiveram uma noção geral de como agir nos momentos de pânico e bem como o manuseio correto e a forma de utilizar os extintores.