Jovens Negras no Audiovisual: Cinema Nosso oferece formação gratuita para estimular o empreendedorismo feminino

O Cinema Nosso oferecerá, a partir do próximo dia 9 de novembro, o curso gratuito “Empoderamento e Cinema – Jovens Negras no Audiovisual”. Ele se divide em três módulos específicos: documentário, ficção e produção de jogos e será voltado para mulheres negras de todo o estado do Rio. O projeto é patrocinado pela Amil, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria de Cultura e Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei ISS.

Também estão inclusas nas atividades um módulo inicial de narrativas e construção de roteiro, workshops, filmagem e edição dos produtos finais. Por fim, ocorrerá uma mostra com a exibição de todos os projetos.

De acordo com a última pesquisa da Ancine – Diversidade de Gênero e Raça nos lançamentos brasileiros em 2016, a população se divide em recortes de gênero 48,5% de homens e 51,5% de mulheres. Destes 45,1% são brancos e 54% são negras, somente 0,90% se denominaram amarelas e indígenas. Também de acordo com a pesquisa, os dados revelaram que o número de diretoras negras de longas metragens com recorte de gênero e raça/cor foi de 0%. O mesmo acontece para roteiristas e produtoras executivas.

“Pensando no abismo social, o Cinema Nosso tem o objetivo de fomentar o senso crítico do ponto de vista estético e de conteúdo, em relação à produção audiovisual para jovens negras moradoras do Rio de Janeiro, criando uma identidade visual e estimulando o empoderamento delas. Além disso, o curso tem o intuito de promover o acesso democrático à produção, formação e empreendedorismo, logo, a inserção no mercado de trabalho”, afirma Mércia Britto, diretora do CN.

Inscrições: de 16 até o dia 25 de outubro, no site do Cinema Nosso ou nas redes sociais.

Lançamento
O evento de lançamento e também de captação de alunas para o curso acontece no Cinema Nosso, na Rua do Rezende, 80, Lapa – RJ, no dia 25 de outubro, às 17h30.