RioFilme Podcast⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Para ouvir o Podcast da semana clique na imagem.

Os episódios do RioFilme Podcast, a partir de agora, serão disponibilizados nas plataformas SpotifyDeezer e Soundcloud.

Em dois de abril de 2020, o primeiro RioFilme Podcast foi publicado no site, com o objetivo de ser o canal de comunicação com o mundo do cinema. Para isso convidou a classe cinematográfica para falar sobre os impactos da pandemia mundial de covid-19 na cadeia produtiva do cinema nacional. As perguntas refletiam, naquele momento, o cancelamento de diversas Mostras de Cinema e importantes Festivais Internacionais, impossibilitando a visibilidade das produções nacionais. O isolamento social, com as famílias em quarentena, também foi abordado, sob a perspectiva do que o cinema e as artes, de uma maneira geral, poderiam fazer pela população confinada em casa. Fazendo uma projeção para o futuro, sobre o término da Pandemia, indagamos como os eventos culturais poderiam ajudar a reverter as eventuais perdas econômicas no país.

Solidariamente, a RioFilme recebeu o apoio de cineastas, produtores, diretores, roteiristas e realizadores do Cinema Brasileiro que contribuíram com as suas análises sobre aquele momento único, nunca antes vivido no planeta, com o fechamento de fronteiras entre países de todos os continentes, o cancelamento das filmagens mundiais, e o adiamento de sonhos e projetos audiovisuais.

O que chamou atenção num grande número de depoimentos, é que durante a pandemia, o cinema e a arte mantiveram a sanidade mental da população, com o poder de “aliviar neuroses”, “trazer alento”, “salvar o tédio, a monotonia, a preocupação, o medo” e “salvar vidas”.  Foram entrevistas gratificantes e reveladoras, no decorrer dos últimos meses, partilhando sentimentos de solidariedade para com a população, expectativas e preocupação com o futuro.

Os episódios do RioFilme Podcast, a partir de agora, serão disponibilizados nas plataformas SpotifyDeezer e Soundcloud