Sobre

Fundada em 1992 para apoiar a produção e distribuição de cinema na cidade do Rio de Janeiro, a RIOFILME é uma empresa pública municipal que tem como missão impulsionar o desenvolvimento do audiovisual carioca para potencializar a economia e a cultura da cidade. Entre suas atividades estão o fomento às atividades da cadeia produtiva do setor, a formação de profissionais do setor, a democratização do acesso às salas de cinema, e o suporte a produtores do Brasil e do mundo que querem filmar no Rio de Janeiro.

Eduardo Figueira é graduado em Comunicação Social pela PUC Rio, com MBA em Negócios pela Coppead/UFRJ.

Atuou por quarenta e um anos como colaborador da TV Globo em diferentes funções, entre elas, a de Diretor da Produtora de Entretenimento. Assumiu a gestão da RioFilme em janeiro de 2021, definindo como metas centrais da equipe a reestruturação da empresa e fortalecimento da Rio Film Commission, com foco na retomada do audiovisual carioca por meio da implementação e ampliação de instrumentos de fomento e do resgate e expansão da rede de cinemas de rua, entre outras ações, sendo estas sempre norteadas pelo pleno diálogo com os representantes das diferentes instâncias do setor de audiovisual na cidade.

Eduardo Marques é formado em Ciências Contábeis pela UGF/RJ e especializado em Gestão Pública e PPPs pela FGV/SP e Certificação ISO. Possui mais de 25 anos de experiência em instituições de médio e grande porte, onde já exerceu as funções de Secretário Executivo, Diretor, Gerente, Coordenador, Gestor de Equipamentos e Auditor Externo e Interno.
Maurício Hirata Filho é Mestre em Comunicação e Estudos de Mídia pela Universidade de São Paulo. Ao longo de 20 anos de carreira dedicados ao setor audiovisual ocupou posições de liderança em órgãos públicos como TV Cultura de São Paulo, Ministério da Cultura e ANCINE, dentre as quais se destacam: Coordenação do Programa DOCTV, Coordenação de Televisão e Novas Mídias da SaV/MinC, bem como a Superintendência de Registro e a Secretaria Executiva da ANCINE.